Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Marco Greco testando a Fondmetal 1991

Em 1991, menos de dez dias antes do GP do Brasil. Na terça-feira anterior à corrida, Greco deu uma entrevista coletiva em São Paulo para anunciar que disputaria mais uma temporada do Campeonato Inglês de Fórmula 3000 pela equipe Mansell Madgwick Motorsport (como o próprio nome indica, Nigel Mansell era um dos sócios) e que havia assinado um contrato de piloto de testes com a malograda equipe Fondmetal (ex-Osella) de Fórmula 1. No começo, pouca gente acreditou. As dúvidas só deixaram de existir quando o comunicado oficial em papel timbrado da Fondmetal surgiu nos escaninhos da sala de imprensa de Interlagos.
Como toda equipe pequena, a Fondmetal praticamente não fazia testes. Naquele ano de 1991, era uma das duas únicas escuderias que competiam com apenas um carro, para Olivier Grouillard a outra era a medíocre Coloni. Greco só testou o Fondmetal pela primeira vez em meados de agosto, quando as equipes compareceram a Monza para treinamentos coletivos visando os GPs da Bélgica e Itália. O jornalista Mair Pena Neto, que cobria F1 para a Agência Estado (que fornecia material para o “Estadão” e o “JT”), testemunhou: o brasileiro deu algumas voltas lentas para se acostumar às reações do carro e, na primeira tentativa de marcar tempo, sofreu um acidente.

Em sua edição de 29 de agosto de 1991, a revista italiana Rombo publicou quatro páginas de cobertura sobre os testes de Monza. A foto acima (clique nela para ampliar) foi acompanhada pela legenda “Marco Greco, tester occasionale della Fondmetal”. O texto, curto, foi totalmente dedicado às agruras da Ferrari. A tabela de tempos tem 27 pilotos que participaram dos três dias de testes. O nome de Greco não aparece.
Nos anos seguintes, Greco se dedicou às categorias o famoso albergue de categorias americans competindo nos campeonatos da CART e, a partir de 1996, da IRL. Sua melhor temporada foi a de 1997, quando chegou a obter alguns resultados expressivos. Em 1999, retirou-se das competições. Nunca mais se ouviu falar dele.

Nenhum comentário: